Skip to content

Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida completa 80 anos de atividades

O Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida, asilo dos velhinhos como é conhecido, foi fundado em 19 de julho de 1938, sendo celebrada na quinta-feira (19) o aniversário de 80 anos de atividades em Guaíra. Uma grande festa foi realizada na sede da entidade e contou com a presença de diversas autoridades municipais e convidados. Portanto, são oito décadas fazendo a diferença e prestando um serviço de excelência.
Localizada a Rua 24 Nª 330 – Centro , a a principal missão do Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida é ser referência de excelência no atendimento para idosos do município de Guaíra, que tiveram seus direitos violados em situação de vulnerabilidade social, garantindo –lhes convívio social, velhice saudável com segurança e proporcionando qualidade de vida e bem estar aos mesmos.
O Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida oferta o serviço de Acolhimento Institucional de Longa Permanência (ILPI), destinado às pessoas idosas assegurando a proteção integral – por 24 horas, oferecendo-lhes também condições de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança. São atendidos 38 idosos residentes.
Concomitantemente com trabalho de ILPI são realizados outros dois projetos: Centro Dia e Home Care (Bem me quer).
No serviço Centro Dia, 09 (nove) idosos são atendidos de segunda a sexta-feira, no período das 8:00 h as 16:30h, na entidade.
Cuja ações são pautadas no reconhecimento do potencial da família/cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados, possibilitando a ampliação na rede de pessoas com quem o idoso convive, identificando suas necessidades e priorizando o incentivo à autonomia do idoso.
O projeto “Home Care Bem me Quer”, uma iniciativa inovadora, iniciou em abril de 2017, esta atendendo 07 (sete) idosos e suas famílias, levando um conhecimento técnico sócio assistencial e de saúde, onde é oferecido atendimento personalizado na residência visando o fortalecimento na rede de serviços e políticas públicas, desenvolvendo assim, ações que possibilitem ao idoso cidadão o seu empoderamento psicossocial o pleno desenvolvimento de ações. O trabalho é realizado pela equipe multidisciplinar da entidade.O Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida possui uma equipe de colaboradores habilitada, que atua de forma interdisciplinar, pautando suas ações na autonomia e independência dos idosos residentes, que visam fortalecimento de vínculos, participação social, convivência comunitária, prevenção de isolamento social e incentivo a intergeracionalidade.
A equipe multidisciplinar da entidade é composta pela Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista e Enfermeiro e Gerente Executiva.
A equipe de enfermagem da entidade é constituída por 1 (um) enfermeiro que responsável pelo setor da enfermagem (geral) e por 17 funcionários, entre cuidadores e técnicos de enfermagem.
Os idosos são assistidos e atendidos por 24 horas, dividido em 4 (quatro) turnos, seguindo normas e rotinas. Para cada mês é realizado planejamento das ações para proporcionar aos idosos passeios, festivas e visitas, para integração dos mesmos na sociedade. Também são realizadas oficinas para resgatar auto-estima, coordenação motora, socialização entre outras ações.

Notícias relacionadas

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia.

Não existem comentários.

Comente esta notícia

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo opcional